Como sabemos, todo texto precisa ter quatro grandes pilares:
QUEM?
O QUE ?
PARA QUEM?
E COMO?
Normalmente os textos escolares produzidos pelos alunos ficam restritos a apenas a leitura e correção do professor. Incomodada com essa prática resolvi dar "um fim" para esses textos, ou seja, fazer com que eles cumprissem sua função social. O direito de ter leitores, de acordo com Bakhtin todo enunciado (texto) oral ou escrito é um produto de interação social. Sendo assim propus que eles produzissem seus textos (gênero notícia), os mesmos seriam publicados posteriormente num blog específico.
Descemos à sala de informática e lá os alunos tiveram a liberdade de ler um leque variado de reportagens. Observando as características do gênero: título, manchete, lide e etc. Após as leituras solicitei que produzissem ou reproduzissem uma notícia. Muitos criaram e outros reproduziram manchetes atuais. Logo em seguida me enviaram por e-mail os rascunhos.
Criei uma conta no GlogsterEdu especialmente para a turma do 8º ano/2012. Publiquei suas produções no site. Eles simplesmente amaram a ideia. Pois pela primeira vez puderam ver seus textos escolares tendo uma função social.
Segue o link do nosso GlogsterEdu 1 e GlogEdu 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário